A tecnologia cada vez mais existe a serviço do ser humano, muitas coisas que antes eram feitas somente no mundo off-line estão sendo facilitadas pela internet. O certificado digital é uma delas, é uma assinatura que tem validade jurídica garantindo que transações eletrônicas e outros serviços realizados via internet sejam protegidos. É como um documento digital que faz com que empresas sejam identificadas por suas assinaturas em qualquer lugar do planeta, trazendo mais segurança para as transações feitas na internet com muito mais agilidade.

São três principais tipos de certificado digital, o e-CPF que é uma identidade digital e vale como o CPF físico; o e-CNPJ que é um certificado para empresas; a NF-e que armazena notas fiscais eletrônicas.

Em tempos como os de hoje, onde vemos muitas fraudes no meio eletrônico, é muito comum que as pessoas tenham preocupação com a segurança das informações que colocam no meio digital, seja em formulários ou em senhas de contas em banco, e a solução para essas preocupações é o certificado digital, que hoje entrega o que existe de mais moderno em segurança digital, já que é uma solução desenvolvida para oferecer confiança e integridade a qualquer informação colocada na rede, garantindo a identidade de qualquer parte envolvida em uma transação eletrônica.

Para as pessoas que não querem perder tempo resolvendo problemas que poderiam ser resolvidos com mais agilidade de maneira online, o certificado digital existe para facilitar essas burocracias e tem como principais atividades:

Assinatura e despacho de documento via internet;
Transações bancárias;
Declaração de empresas;
Assinaturas de notas fiscais;
Garantia de validade jurídica;
Diminuição da burocracia de processos, como reconhecimento de firma.

Principalmente economia de tempo para pessoas que têm a vida corrida e não querem mais perder suas horas em filas, já que é tudo feito pela internet. Qualquer pessoa que deseja realizar alguma atividade online de forma segura pode ter um certificado digital, porém empresas que emitem nota fiscal eletrônica são obrigadas a utilizar o certificado para entregar segurança nas suas transações e serviços.