A tecnologia veio para facilitar diversas áreas do cotidiano, e a saúde não fica de fora. Prontuários físicos ocupam muito espaço e podem se deteriorar com o tempo. Para tornar esse processo mais seguro, eficaz e econômico, muitos hospitais utilizam o Prontuário Eletrônico de Paciente (PEP).

No entanto, de acordo com a legislação, ainda é preciso imprimir a documentação feita em cada PEP, assinar e carimbar. Muitos médicos questionam a logística deste método, visto que não elimina totalmente o uso dos papéis e não aumenta a segurança já que carimbos podem ser facilmente falsificados.

Pensando em aperfeiçoar o sistema eletrônico e aumentar a segurança, foi criada a certificação digital, que permite que os médicos assinem e validem documentos por meio de um token, funcionando como uma assinatura virtual. Além disso, a assinatura digital é utilizada nos Serviços do sistema Conselho de Medicina no Portal Médico. O processo é econômico e seguro e vem para facilitar o atendimento e a relação entre médico e paciente.

A assinatura digital possui a mesma validade que a assinatura manual, conforme previsto pela MP nº 2.200-2, de 24 de agosto de 2001. Para maior segurança, a assinatura digital faz parte de um documento eletrônico com os dados do médico e um número público exclusivo chamado “chave pública”.

Benefícios da certificação digital

Com a certificação digital, é possível eliminar de vez o uso de prontuários físicos, diminuindo arquivos hospitalares. Além disso, o médico pode enviar receitas para o paciente via e-mail, evitando o deslocamento de pacientes recém-operados, por exemplo. 

Para completar a integração, farmácias e laboratórios precisam fazer parte da modernização e um sistema integrado pode ser implantando. Isso permite facilitar os pedidos de remédios, exames, relatórios, atestados e torna todo o processo acessível de forma virtual.

O CRM digital pode ser solicitado no Conselho Regional de Medicina (CRM) onde o médico está inscrito e o processo pode ser acompanhado pela internet. Dessa forma, o tempo gasto com deslocamento já é cortado logo no primeiro passo de implantação do novo modelo.

Com o CRM digital é possível, ainda, acessar certidões e serviços da Receita Federal online, declarar impostos pela internet e acessar informações sobre histórico de declarações.